Artigo: O Carpinteiro Sumiu.

Até a década de 1970 ou 1980 ainda era comum encontrarmos carpinteiros altamente especializados na construção de tesouras para telhado. Praticamente não havia vãos ou desenhos de cobertura que não fosse possível realizar. Eles não tinham estudo, mas o conhecimento profissional fora transmitido pelas gerações e os trabalhos eram perfeitos. Esses profissionais conheciam perfeitamente quaisas forças envolvidas em cada componente de uma tesoura e sabiam usar encaixes e outros tipos de emendas e fixações.

Esse conhecimento profissional foi se perdendo, talvez pela falta de interesse das novas gerações, de forma que muito poucos carpinteiros hoje dominam completamente essas habilidades. Da mesma forma, as espécies de madeiras tradicionalmente utilizadas na carpintaria foram sendo substituídas por outras menos raras, mais baratas ecom durabilidade e resistência mecânicas menores.

Hoje, esses profissionais e essas madeiras podem ser substituídos por uma estrutura projetada por engenheiros especializados e montados por carpinteiros com pouca especialização e ainda por madeiras de reflorestamento dos gêneros Pinus e Eucalyptus tratadas industrialmente para aumentar sua vida útil. Os resultados finais são excelentes e o preço competitivo.

Conheça um pouco mais desse novo modelo construtivo de telhados em www.madeiratratada.com